Começou, na manhã desta sexta-feira, a 1ª Festa do Azeite de Oliva em Caçapava do Sul. Até este domingo, a expectativa é receber mais de 10 mil pessoas no Largo Farroupilha da cidade. Serão três dias intensos, com várias atividades para o público celebrar. A entrada no evento é franca.
No primeiro dia de festa foi feito o descerramento do Laço Inaugural da Festa, com a presença do vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, do governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira, do prefeito de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy e outras autoridades.
Foto: Eduardo Ramos (Diário)
Ainda na manhã desta sexta-feira, as autoridades presentes discursaram na abertura do evento. Na oportunidade, o presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Renato Bernardo Fernandes, comemorou os índices de crescimento do setor:
– Caçapava deslumbra uma nova fase, aproveitando as vocações da região e adquirindo o título de Berço da Olivicultura Gaúcha. No início dos anos 2000, tivemos alguns produtores pioneiros e éramos algo próximo de 80 hectares. Hoje, os números oficiais apresentam 6 mil hectares no Rio Grande do Sul. A safra de 2022 teve um aumento de 121% alcançando praticamente meio milhão de litros de azeite de oliva.
Safra de azeite de oliva aumenta 120% no estado
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e o governador Ranolfo Vieira Júnior valorizaram a qualidade da produção da região e do Estado, além de incentivar a cultura para fomentar a economia.
– Aqui, nessa região, nós últimos 20 anos, desenvolveu-se essa cultura extraordinária. Quem poderia imaginar, há um tempo, que aqui, nesse Pampa gaúcho, floresceriam oliveiras e, a partir delas, seria produzido um azeite, assim como outros produtos da mais elevada qualidade, que vai nos colocar em outro patamar. É o momento que estamos vivendo – disse o vice-presidente.Uma das expositoras que participam da festa voltada também a fomentar e popularizar este produto gastronômico é Karen Koch Luiz, proprietária de uma fazenda onde há produção de oliveiras , em um espaço de turismo rural. A expectativa dela, já no primeiro dia de evento, é de que a Festa do Azeite de Oliva seja um sucesso, incentivando o turismo.– Que traga para nós, de Caçapava, um fomento no turismo, porque, até então, a gente trabalha muito com turismo de contemplação devido ao geoparque, às pedras, por ser um lugar muito bonito. Também temos a parte histórica do turismo, desde a Guerra dos Farrapos, e a história de Caçapava abarca, junto com isso, agora, as oliveiras, para dar um fechamento com chave de ouro – diz Karen.O Berço da Olivicultura também foi sede do governo do Estado nesta sexta-feira, com o governador Ranolfo Vieira Júnior e secretários despachando da cidade. O chefe do Executivo estadual destacou o crescimento da olivicultura no Rio Grande do Sul, ressaltando o papel do Estado na produção de 75% do azeite de oliva produzido no país.– Não precisamos mais importar azeite de oliva da Europa, pois os nossos azeites, aqui produzidos são, atualmente, os mais reconhecidos no mundo. A cada mês, nós temos uma premiação desses azeites produzidos no Brasil, especialmente aqui no nosso Estado – disse Ranolfo.Mais de 10 mil visitantes são esperados na Festa do Azeite de Oliva em Caçapava
A Festa do Azeite de Oliva é realizada em um ano de safra recorde, com produção do produto extravirgem 120% maior do que a anterior. A produção passou de 202 mil litros, em 2021, para os atuais 448,5 mil litros.
O prefeito de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy, também lembrou sobre a importância da atividade econômica em várias frentes:
– Há mais de 20 anos produzimos a olivocultura e levamos isso, como se pode ver, para o Estado e para o Brasil todo. É uma cadeia produtiva que cresce ano a ano, mês a mês, dia a dia, levando azeite de oliva de qualidade para a mesa das pessoas. Vamos conseguir diminuir a necessidade de importação para, assim, aumentar os empregos no Estado e na nossa cidade.
Princesa Ana Constante, a Rainha Karine Trindade e a Miss Simpatia Bruna Meireles são as soberanas do evento
A festa segue até domingo e conta com palestras, atividades culturais e shows musicais. Confira abaixo a programação completa.
Dia 27/05/22 – sexta-feira
10h45- Descerramento do Laço inaugural da Festa, com a presença do vice-presidente da República, General Mourão, governador do Estado do RS, Ranolfo Vieira Júnior, presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira, prefeito de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy e outras autoridades11h45 -Instalação da sede do Governo do Estado, no Clube União Caçapavana15h30 – Palestra e Lançamento do Livro “Mundo da Azeitonela”, com bate papo com a escritora Ana Tassia Blazoudakis e contação de histórias com a professora municipal Silviane Delgado – Palco Gastronômico17h – Solenidade de abertura com autoridades locais e Expositores – Palco Principal18h15 – Apresentação do Coral Caçapavano – Palco Principal
Dia 28/05/22 – sábado
10h – Palestra sobre Cultivo de Oliveiras, com Edison Dorneles – Emater – Clube União Caçapava11h – Palestra sobre Turismo em Caçapava do Sul – Stener Camargo – secretário de Cultura e Turismo de Caçapava – Clube União Caçapavana14h Palestra: Geoparque Caçapava do Sul, o que é e sua importância -Professor André Borba -Geoparque/UFSM – Unipampa- Clube União Caçapavana15h – “Resíduos da produção do azeite de oliva para o desenvolvimento de nanotecnologias inovadoras e sustentáveis” – Grupo de Pesquisa Química de Materiais da Unipampa – Clube União Caçapavana17h30 – Duda e Pety – MPB – Palco Gastronômico18h – Grupo Rolêzin – pagode – Palco Principal18h45 –Estela La Bella – sertanejo- Palco Principal20h – Comunidade Nin-Jitsu – rock gaúcho -Palco Principal21:15 – Mfunk- Palco Principal22h15 – Chimarruts – reggae – Palco Principal
Dia 29/05/22 – domingo
10h- Azeite Experience, com a expert em azeite, Perola Polillo. Degustação, para 30 pessoas, mediante inscrição, que será aberta 30 minutos antes do evento, na entrada do Clube União.11h30 – Tela Class – rock – Palco Gastronômico13h – Pra ti Vê – pagode – Palco Gastronômico14h30 – Invernada no CTG do Forte15h30 – Bonecos da Montanha – teatro infantil – Palco Principal16h15 – Jairo Lambari Fernandes – nativista – Palco Principal17h30 – Dante Ramon Ledesma – nativista – Palco Principal18h45 – Lênin e William -sertanejo – Palco Gastronômico